terça-feira, 1 de março de 2011

A relação Homem X Animal


Desde quando somos crianças temos os animais domésticos presentes em nosso ambiente de vivência. Esta classificação, animais domésticos, engloba até mesmo aqueles animais que não podemos criar dentro de nossas casas iguais aos cães e gatos. Cito os cavalos, as vacas, os porcos, ovelhas, etc. Estes animais são assim chamados, pois, ao longo do tempo foram domesticados pelos homens para que servissem de alimentação (porco, galinha, ovelha, cabra, vaca), ou então como meio de trabalho e condução (cavalo).
Depois de algum tempo é que os cães começaram a ser domesticados e trazidos cada vez mais para dentro das casas dando origem ao termo “animal de estimação”. Os gatos são precursores mais antigos deste termo, pois, segundo a história antiga, Cleópatra, mulher do faraó, possuía vários gatos de estimação no salão do reino e este animal era tido como sagrado naquele tempo.
Grande maioria dos seres humanos preserva alguma relação de amizade com animais. Muitos ultrapassam a barreira da lógica e passam a considerar os animais como integrantes da família cuidando deles como se fossem seus próprios filhos. Os problemas do mundo atual muitas vezes não permitem que um casal recém formado possa ter filhos devido dificuldades financeiras ou então por problemas relacionados à impossibilidade em gerar filhos. Desta forma, os animais de estimação se aproximam cada vez mais do meio de convivência do ser humano, preenchendo aquela lacuna e se tornando um membro da família.
Quem dera se os animais pudessem viver um pouco mais... Em média, um cão de estimação vive 10-12 anos antes que comecem a aparecer problemas relacionados à idade, tais como, cegueira, surdes, dificuldades renais, hepáticas e cardíacas dentre as principais. É claro, existem exceções. Eu mesmo já conheci cães com 16 anos e ouvi relatos de animais que ultrapassassem os 20 anos de idade, mas como já dito, são exceções.
Porém, a natureza é perfeita e o Criador foi muito cuidadoso em cada detalhe tornando o animal humano o dominante sobre todos os outros animais não humanos. O que ocorre é a banalização do poder do ser humano sobre nossos irmãos animais e isto infelizmente configura os quadros de maus tratos comumente vistos em nossa “evoluída” sociedade capitalista e consumista.
Que possamos renovar os nossos pensamentos, rever nossos conceitos sobre o que significa a vida de um animal e o quanto a presença de um animal influencia nossa vivência. Ter consciência que os animais não-humanos são também agraciados por Deus com o dom da vida nos torna cada vez mais humanos e cada vez mais preparados para evoluirmos como pessoa e como indivíduos componentes de uma sociedade que, mesmo devagar, ainda caminha para frente.
Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário