sexta-feira, 25 de março de 2011

Qual a sua opinião?


Na atualidade, um dos assuntos ligados aos animais que está sendo tratado com ênfase é em relação à castração dos animais de rua. É um tema um tanto complexo, pois, por um lado estaríamos privando esses animais de realizarem seu direito natural de espécie que é a reprodução, mas, por outro lado, o problema do excesso de contingente canino pelas ruas das cidades seria gradativamente solucionado.
Sabemos que os cães são responsáveis pela veiculação de várias doenças (zoonoses) que acometem os homens, sendo uma das principais, a raiva. Neste sentido é importante que tenhamos a consciência de que quanto mais animais houver nas ruas, maior também será a chance de que ocorra transmissão dessa e de outras importantes zoonoses para o homem. O grande empecilho é a falta de apoio público (verbas), pois a cirurgia para castração tanto do macho (orquiectomia) quanto da fêmea (OSH - Ovário-Salpingo-Histerectomia) é custosa e deve ser realizada somente por profissionais veterinários.
Como em todas as ações, existem aqueles profissionais que se dedicam à resolução deste problema e que trabalham em conjunto com ONG`s (Organização Não Governamental) que recolhem animais de rua realizando a castração dos mesmos, que em sua maioria esmagadora são fêmeas. Porém, como já havia citado, o custo é alto e demanda também do tempo e doação do profissional. E é aí que a coisa se complica se não houver apoio público para “desenrolar o meio de campo”, pois não adianta castrar 5 fêmeas num ponto da cidade enquanto nascem mais 10 em outro local. Necessita dar continuidade a esse projeto que de curto prazo não tem nada.
Em relação à soltura de cães às ruas é necessário também haver a conscientização por parte dos proprietários. Não é porque a sua “cadelinha” criou 5 ou 6 filhotes que você deve abandoná-los no primeiro quintal vazio que aparecer. Sempre tem uma boa alma a fim de cuidar dignamente de um animal. Aqui cabe também a máxima de que se você não conseguir criar, não possua. A sua responsabilidade como pessoa e como cidadão é saber quando você pode ter um animal e cuidar responsavelmente dele e de suas crias. A vida dele foi concedida pelo Criador igualmente a sua e é um direito desse animal de que ele a viva plenamente, sem passar por maus tratos, fome, sede ou qualquer outra necessidade que lhe afete o bem-estar.
Com tudo isto, conclui-se que hoje, a castração dos cães de rua, principalmente das fêmeas, não é uma injustiça contra os animais, mas sim, uma prática que irá ajudar a combater o excesso desses animais nas ruas, os quais muitas vezes passam fome, frio, sede, falta de atenção e carinho e que morrem atropelados, tanto por veículos no trânsito quanto pela falta de humanidade de algumas pessoas. E aí, qual a sua opinião?

Nenhum comentário:

Postar um comentário