quarta-feira, 9 de março de 2011

Sombreamento de Pastagem: sua influência nos animais.


Tema importante por mim abordado na V Mostra Interna de Trabalhos Científicos do CESUMAR – Centro Universitário de Maringá, no dia 26 de outubro de 2010, diz a respeito da ambientação das pastagens na bovinocultura. A provisão de sombra para os animais criados a pasto – seja bovino, ovino, caprino - proporciona aos mesmos um melhor desempenho produtivo (melhor produção de carne, lã, etc.), reprodutivo e auxilia na preservação do comportamento animal garantindo assim o seu bem estar. As sombras podem ser naturais (árvores, bosques, “capão-de-mato”) ou artificiais (sombrites).
Toma-se como exemplo os bovinos que, assim como os humanos, são animais homeotérmicos, ou seja, regula sua temperatura interna através da troca de temperatura com o meio em que vive. Se os bovinos permanecerem em um local onde não haja sombra, rapidamente ele entrará em um quadro chamado de estresse térmico ou calórico, ou seja, esse animal tem sua produção, reprodução e comportamento prejudicados por estar com excesso de calor provocado por não haver sombras.
O bovino é um ruminante e o comportamento natural de espécie de um ruminante é permanecer em locais frescos, bem ventilados e de preferência com sombra para que eles possam realizar o comportamento natural da ruminação. Num pasto sem sombra isso fica seriamente prejudicado e o bem estar desse animal é afetado. Na produção o que ocorre é que um animal em estresse térmico não se alimenta. Isto é uma estratégia do próprio organismo animal para que não haja a produção de mais calor através do aumento do seu metabolismo pela entrada do alimento (capim, sal mineral) no organismo.
Porém, a reprodução é a mais afetada. No caso das fêmeas, o estresse térmico proporciona aumento da temperatura do útero e isso faz com que haja más formações fetais quando nos primeiros dias de gestação e até mesmo aborto no período de terço final da gestação. Já no macho o estresse calórico provoca atrasa a chegada da puberdade (início da vida sexual) no macho jovem e no macho adulto provoca má formação de espermatozóides, diminui a libido (desejo sexual pela fêmea), e tudo isso culmina com a diminuição da taxa de fertilização do macho.
Todos esses problemas somados são iguais a prejuízo no bolso do produtor e queda no bem-estar animal. Por isso o produtor deve providenciar sombra aos animais criados a pasto (extensivo) a fim de extinguir as perdas econômicas em sua propriedade e garantir que os animais, enquanto vivos, sejam respeitados como tal e que tenham um bom nível de bem estar para se desenvolverem, reproduzirem e exercerem seus comportamentos de espécie.
Grato pela leitura e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário