quinta-feira, 17 de março de 2011

Equoterapia: o uso de animais em tratamentos terapêuticos.


É a utilização do cavalo como recurso terapêutico para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência ou de necessidades especiais. Na equoterapia o cavalo é utilizado como um meio de se alcançar os objetivos terapêuticos. Ela exige a participação do corpo inteiro, de todos os músculos e de todas as articulações.
No Brasil, a partir dos anos 70, quando foi criada a ANDE-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia) o tratamento tomou maior impulso, mas somente nos últimos seis anos é que se pode notar o verdadeiro crescimento desta modalidade terapêutica, tendo em vista o número crescente de centros de equoterapia em todo território nacional.
O cavalo é utilizado como recurso terapêutico, ou seja, como instrumento de trabalho devido ao seu movimento rítmico, preciso e tridimensional. Ao caminhar se desloca para frente/trás, para os lados e para cima/baixo, que pode ser comparado com a ação da pelve humana no andar, permitindo a todo instante entradas sensoriais em forma de estimulações do aparelho vestibular, além de estimulação olfativa, visual e auditiva.
A técnica tem como objetivo proporcionar ao portador de necessidades especiais o desenvolvimento de suas pontecialidades, respeitando seus limites e visando sua integração na sociedade, proporcionando ao praticante, benefícios físicos, psicológicos, educativos e sociais. A equoterapia é baseada na prática de atividades eqüestres e técnicas de equitação, sendo um tratamento complementar na recuperação e reeducação motora e mental. Na parte física, o praticante da equoterapia é levado a acompanhar os movimentos do cavalo, tendo que manter o equilíbrio e coordenação para movimentar simultaneamente tronco, braços, ombros, cabeça e o restante do corpo, dentro de seus limites.
A equoterapia é indicada no tratamento dos mais diversos tipos de comprometimentos motores, como paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos, posturais; comprometimentos mentais, como a Síndrome de Down, comprometimentos sociais, tais como: distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia, psicoses; comprometimentos emocionais, deficiência visual, deficiência auditiva, problemas escolares, tais como distúrbio de atenção, percepção, fala, linguagem, hiperatividade, e pessoas "saudáveis" que tenham problemas de posturas, insônia, stress.
A Equoterapia é um dos raros métodos, ou melhor, talvez o único, que permite que o paciente vivencie muitos acontecimentos ao mesmo tempo e no qual as ações, reações e informações são bastante numerosas. São os animais, com sua forma irracional de ser e racional de viver, ajudando a curar e ressocializar o ser humano em seus momentos de impotência diante das adversidades.

2 comentários:

  1. ja vi uma reportagem sobre ecoterapia e axei mto bacana, o cara sofreu um acidente e jamais voltaria a ficar em pé e andar, 5 meses depois d iniciar a ecoterapia, ele ja estava andando, mto bacana

    ResponderExcluir
  2. Marivaldo....Arrasou na escolha do tema desta postagem! ;)

    ResponderExcluir