Assim como o mundo vai mudando, as profissões vão se adaptando...vão surgindo novos problemas e novas soluções. O médico veterinário não foge a essa regra. Tempos atrás sempre que citados eram relacionados aos 'Doutores' de cães e gatos, hoje o cenário mudou e eles vêm alcançando cada vez mais um espaço importante na sociedade. As famílias com o decorrer do tempo foram se transformando, as prioridades foram mudando, os animais cada vez mais ocupando o lugar das pessoas. Hoje existem pets filhos, netos, maridos, amantes... e por aí vai. O veterinário tem a maior responsabilidade por tais seres, um pet pode ser a alegria daquela pessoa. As responsabilidades aumentaram...e como!
Porém, esta área já é bem conhecida entre as pessoas. Mas muitos desconhecem o leque de atividades que o veterinário pode exercer. Existem os pesquisadores, que estão ligados diretamente com novas descobertas da Medicina atuando diretamente nas pesquisas, como também procurando manter as regras de bem-estar animal nos animais que servem como cobaias. Outros atuam em laboratórios como patologistas identificando causas de possíveis mortes dos animais e auxiliando na medicina preventiva. Os microbiologistas são responsáveis pelos cuidados dos microorganismos principalmente bactérias, vírus e fungos.
A vigilância sanitária é composta em grande parte por Médicos veterinários que são responsáveis pela inspeção de locais relacionados com alimentos de origem animal.
As biotecnologias também possuem grande auxilio desses profissionais, no quesito de reprodução a veterinária possue biotécnicas mais avançadas que a medicina humana e muitos trabalham nos laboratórios de reprodução artifical humana. Sem falarmos nos projetos de células troncos bem sucedidos nos animais e nos programas como o 'Projeto Genoma' que compõe muitos Médicos veterinários em seu elenco.
Por fim, os inspecionistas... aqueles que tem a responsabilidade de avaliar os alimentos que vão pra mesa das pessoas. Todos os alimentos que possuem origem animal tiveram uma análise de um veterinário antes que chegasse à nossa mesa. E ainda tem muito mais...
Por isso, se você conhece algum veterinário ele tem grande importância para você e sua família!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário