domingo, 27 de março de 2011
Vai um café especial ai?
Os cafés especiais então cada vez mais em alta e suas principais características são: aroma mais acentuado, teor de acidez agradável, sabor mais forte e encorpado. Além desses atributos, os cafés especiais são identificados pela qualidade e uma ampla gama de conceitos, que vão desde características físicas como origem e cor, aos sistemas de produção e as condições de trabalho da mão de obra nas plantações, até a venda desses grãos esta sujeita a um ritual próprio, no qual o contato do produtor com o consumidor é muito próximo. Com o objetivo de promover cafés especiais no mercado brasileiro e internacional, entidades como Abic e BSCA desenvolvem concursos ao longo do país. O mais importante deles é a edição brasileira do Cup of Excellence, que acontece em janeiro e reune os principais compradores do mundo.Só os melhores lotes da bebida são negociados nesse leilão e a saca de 60 quilos, pasmem, pode custar R$ 15 mil. Os principais mercados do café fino brasileiro são o EUA, japão inglaterra, coreia do sul e australia. E esse mercado tende a crescer. Obrigada cafézinho, nossa economia agradece.
sexta-feira, 25 de março de 2011
Qual a sua opinião?
Na atualidade, um dos assuntos ligados aos animais que está sendo tratado com ênfase é em relação à castração dos animais de rua. É um tema um tanto complexo, pois, por um lado estaríamos privando esses animais de realizarem seu direito natural de espécie que é a reprodução, mas, por outro lado, o problema do excesso de contingente canino pelas ruas das cidades seria gradativamente solucionado.
Sabemos que os cães são responsáveis pela veiculação de várias doenças (zoonoses) que acometem os homens, sendo uma das principais, a raiva. Neste sentido é importante que tenhamos a consciência de que quanto mais animais houver nas ruas, maior também será a chance de que ocorra transmissão dessa e de outras importantes zoonoses para o homem. O grande empecilho é a falta de apoio público (verbas), pois a cirurgia para castração tanto do macho (orquiectomia) quanto da fêmea (OSH - Ovário-Salpingo-Histerectomia) é custosa e deve ser realizada somente por profissionais veterinários.
Como em todas as ações, existem aqueles profissionais que se dedicam à resolução deste problema e que trabalham em conjunto com ONG`s (Organização Não Governamental) que recolhem animais de rua realizando a castração dos mesmos, que em sua maioria esmagadora são fêmeas. Porém, como já havia citado, o custo é alto e demanda também do tempo e doação do profissional. E é aí que a coisa se complica se não houver apoio público para “desenrolar o meio de campo”, pois não adianta castrar 5 fêmeas num ponto da cidade enquanto nascem mais 10 em outro local. Necessita dar continuidade a esse projeto que de curto prazo não tem nada.
Em relação à soltura de cães às ruas é necessário também haver a conscientização por parte dos proprietários. Não é porque a sua “cadelinha” criou 5 ou 6 filhotes que você deve abandoná-los no primeiro quintal vazio que aparecer. Sempre tem uma boa alma a fim de cuidar dignamente de um animal. Aqui cabe também a máxima de que se você não conseguir criar, não possua. A sua responsabilidade como pessoa e como cidadão é saber quando você pode ter um animal e cuidar responsavelmente dele e de suas crias. A vida dele foi concedida pelo Criador igualmente a sua e é um direito desse animal de que ele a viva plenamente, sem passar por maus tratos, fome, sede ou qualquer outra necessidade que lhe afete o bem-estar.
Com tudo isto, conclui-se que hoje, a castração dos cães de rua, principalmente das fêmeas, não é uma injustiça contra os animais, mas sim, uma prática que irá ajudar a combater o excesso desses animais nas ruas, os quais muitas vezes passam fome, frio, sede, falta de atenção e carinho e que morrem atropelados, tanto por veículos no trânsito quanto pela falta de humanidade de algumas pessoas. E aí, qual a sua opinião?
quinta-feira, 17 de março de 2011
Equoterapia: o uso de animais em tratamentos terapêuticos.
É a utilização do cavalo como recurso terapêutico para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência ou de necessidades especiais. Na equoterapia o cavalo é utilizado como um meio de se alcançar os objetivos terapêuticos. Ela exige a participação do corpo inteiro, de todos os músculos e de todas as articulações.
No Brasil, a partir dos anos 70, quando foi criada a ANDE-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia) o tratamento tomou maior impulso, mas somente nos últimos seis anos é que se pode notar o verdadeiro crescimento desta modalidade terapêutica, tendo em vista o número crescente de centros de equoterapia em todo território nacional.
O cavalo é utilizado como recurso terapêutico, ou seja, como instrumento de trabalho devido ao seu movimento rítmico, preciso e tridimensional. Ao caminhar se desloca para frente/trás, para os lados e para cima/baixo, que pode ser comparado com a ação da pelve humana no andar, permitindo a todo instante entradas sensoriais em forma de estimulações do aparelho vestibular, além de estimulação olfativa, visual e auditiva.
A técnica tem como objetivo proporcionar ao portador de necessidades especiais o desenvolvimento de suas pontecialidades, respeitando seus limites e visando sua integração na sociedade, proporcionando ao praticante, benefícios físicos, psicológicos, educativos e sociais. A equoterapia é baseada na prática de atividades eqüestres e técnicas de equitação, sendo um tratamento complementar na recuperação e reeducação motora e mental. Na parte física, o praticante da equoterapia é levado a acompanhar os movimentos do cavalo, tendo que manter o equilíbrio e coordenação para movimentar simultaneamente tronco, braços, ombros, cabeça e o restante do corpo, dentro de seus limites.
A equoterapia é indicada no tratamento dos mais diversos tipos de comprometimentos motores, como paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos, posturais; comprometimentos mentais, como a Síndrome de Down, comprometimentos sociais, tais como: distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia, psicoses; comprometimentos emocionais, deficiência visual, deficiência auditiva, problemas escolares, tais como distúrbio de atenção, percepção, fala, linguagem, hiperatividade, e pessoas "saudáveis" que tenham problemas de posturas, insônia, stress.
A Equoterapia é um dos raros métodos, ou melhor, talvez o único, que permite que o paciente vivencie muitos acontecimentos ao mesmo tempo e no qual as ações, reações e informações são bastante numerosas. São os animais, com sua forma irracional de ser e racional de viver, ajudando a curar e ressocializar o ser humano em seus momentos de impotência diante das adversidades.
domingo, 13 de março de 2011
Sincronização de cio em ovinos de corte
A criação de rebanho de elite esta muito bem direcionada e no rumo certo , mas a ovinocultura de corte não vem alcançando grandes conquistas, nem ao menos se adequando as tecnologias que resultariam em significativo aumento de produtividade. Qual seria o principal objetivo de uma ovelha dentro de um rebanho? Produzir cordeiros! Para isso o manejo sanitário, nutricional e a seleção genética são de extrema importância devendo ser levados a sério. Mas não adianta nada termos uma ovelha em boa condição corporal, bonita e sadia na fazenda se ela não estiver gestante. Portanto, uma grande preocupação do produtor de cordeiros de corte deve ser com a eficiência reprodutiva. É importante melhorar a eficiência reprodutiva do rebanho para emprenharmos mais ovelhas, produzindo mais cordeiros, mais kg de carne por hectare, melhorando a eficiência do sistema de produção. Uma grande estratégia para aumentar a eficiência reprodutiva do rebanho é a utilização da técnica de sincronização de cio para realizarmos monta natural ou IATF(inseminação artificial em tempo fixo).Utilizando os protocolos de sincronização, com o auxilio do dispositivo intravaginal de progesterona natural. São muitos benefícios que a sincronização de cio proporciona, tais como: Indução da ciclicidade; aumento da taxa de serviço; Antecipação da prenhez; concentração do cio; eliminação da observação de cios e utilização de rufiões; planejamento, redução da estação de monta e de parição; Antecipação da idade ao abate ou a primeira cria; diminuição do trabalho entre partos;aumento da eficiência produtiva do rebanho;. Dentre as necessidades de hoje do produtor ter maior eficiência produtiva, com certeza a técnica da sincronização de cio é uma das principais ferramentas para se obter sucesso no sistema de produção.
quarta-feira, 9 de março de 2011
Sombreamento de Pastagem: sua influência nos animais.
Tema importante por mim abordado na V Mostra Interna de Trabalhos Científicos do CESUMAR – Centro Universitário de Maringá, no dia 26 de outubro de 2010, diz a respeito da ambientação das pastagens na bovinocultura. A provisão de sombra para os animais criados a pasto – seja bovino, ovino, caprino - proporciona aos mesmos um melhor desempenho produtivo (melhor produção de carne, lã, etc.), reprodutivo e auxilia na preservação do comportamento animal garantindo assim o seu bem estar. As sombras podem ser naturais (árvores, bosques, “capão-de-mato”) ou artificiais (sombrites).
Toma-se como exemplo os bovinos que, assim como os humanos, são animais homeotérmicos, ou seja, regula sua temperatura interna através da troca de temperatura com o meio em que vive. Se os bovinos permanecerem em um local onde não haja sombra, rapidamente ele entrará em um quadro chamado de estresse térmico ou calórico, ou seja, esse animal tem sua produção, reprodução e comportamento prejudicados por estar com excesso de calor provocado por não haver sombras.
O bovino é um ruminante e o comportamento natural de espécie de um ruminante é permanecer em locais frescos, bem ventilados e de preferência com sombra para que eles possam realizar o comportamento natural da ruminação. Num pasto sem sombra isso fica seriamente prejudicado e o bem estar desse animal é afetado. Na produção o que ocorre é que um animal em estresse térmico não se alimenta. Isto é uma estratégia do próprio organismo animal para que não haja a produção de mais calor através do aumento do seu metabolismo pela entrada do alimento (capim, sal mineral) no organismo.
Porém, a reprodução é a mais afetada. No caso das fêmeas, o estresse térmico proporciona aumento da temperatura do útero e isso faz com que haja más formações fetais quando nos primeiros dias de gestação e até mesmo aborto no período de terço final da gestação. Já no macho o estresse calórico provoca atrasa a chegada da puberdade (início da vida sexual) no macho jovem e no macho adulto provoca má formação de espermatozóides, diminui a libido (desejo sexual pela fêmea), e tudo isso culmina com a diminuição da taxa de fertilização do macho.
Todos esses problemas somados são iguais a prejuízo no bolso do produtor e queda no bem-estar animal. Por isso o produtor deve providenciar sombra aos animais criados a pasto (extensivo) a fim de extinguir as perdas econômicas em sua propriedade e garantir que os animais, enquanto vivos, sejam respeitados como tal e que tenham um bom nível de bem estar para se desenvolverem, reproduzirem e exercerem seus comportamentos de espécie.
Grato pela leitura e até a próxima!
quinta-feira, 3 de março de 2011
Carnaval animal
Esse ano o carnaval chegou um pouco mais tarde. Mas isso nao impede os brasileiros de viajar pra comemorar essa data. Muitos desses carnavalescos tem amigos bichos. E esses amiguinhos muitas vezes nao podem participar da viagem junto ao seu dono, e este muitas vezes nao sabe onde deixar seu companheiro de quatro patas. Bom, deixar o animal a ver navio nao da ne?! O melhor a se fazer nesse momento e achar algum lugar para o seu animal ficar, um parente, um amigo, ou ate mesmo um hotel para caes, que sao especializadas nesses assuntos. Se nao tiver como, deixe seu animal com agua e racao disponivel e a chave da sua casa com uma pessoa de confianca, para que todo dia ela va ate sua casa ver se esta tudo bem e troque a agua, coloque racao para seu animal, limpe o local e de uma atencao para ele. Assim voce consegue curtir seu carnaval despreocupado e com a certeza que seu animal estara feliz e saudavel quando voce retornar para casa.
quarta-feira, 2 de março de 2011
Ouro em lã
Com habilidade o tosador deita o animal e com ajuda de uma maquina vai raspando os pelos cuidadosamente. E em poucos minutos, a ovelha já esta pelada e pelo chão se espalha a lã. Um produto que alguns anos deixou de ser valorizado, hoje se consegue de R$2,oo até R$5,00 o quilograma. A paramount, um dos maiores grupos texteis da américa latina, com faturamento de R$230 milhões, está investindo na produção de lãs finas no sul do brasil, que antes vinha toda da austrália.Afinal, é esse tipo de fio que origina alguns dos ternos mais valorizados da marca, que chegam a ser vendidos a R$5 mil. A 6 anos essa companhia mantem uma parceria com a Embrapa, junto ao programa de afinamento de lã. Um projeto que trabalha disseminando a genética de animais aptos para gerar uma lã abaixo de 20 micras (padrão que determina a consistencia do produto e consequentemente sua maior qualidade. Do lado dos produtores, direcionar a produção para lãs finas pode significar um interessante ganho para o mercado interno brasileiro.
terça-feira, 1 de março de 2011
A relação Homem X Animal
Desde quando somos crianças temos os animais domésticos presentes em nosso ambiente de vivência. Esta classificação, animais domésticos, engloba até mesmo aqueles animais que não podemos criar dentro de nossas casas iguais aos cães e gatos. Cito os cavalos, as vacas, os porcos, ovelhas, etc. Estes animais são assim chamados, pois, ao longo do tempo foram domesticados pelos homens para que servissem de alimentação (porco, galinha, ovelha, cabra, vaca), ou então como meio de trabalho e condução (cavalo).
Depois de algum tempo é que os cães começaram a ser domesticados e trazidos cada vez mais para dentro das casas dando origem ao termo “animal de estimação”. Os gatos são precursores mais antigos deste termo, pois, segundo a história antiga, Cleópatra, mulher do faraó, possuía vários gatos de estimação no salão do reino e este animal era tido como sagrado naquele tempo.
Grande maioria dos seres humanos preserva alguma relação de amizade com animais. Muitos ultrapassam a barreira da lógica e passam a considerar os animais como integrantes da família cuidando deles como se fossem seus próprios filhos. Os problemas do mundo atual muitas vezes não permitem que um casal recém formado possa ter filhos devido dificuldades financeiras ou então por problemas relacionados à impossibilidade em gerar filhos. Desta forma, os animais de estimação se aproximam cada vez mais do meio de convivência do ser humano, preenchendo aquela lacuna e se tornando um membro da família.
Quem dera se os animais pudessem viver um pouco mais... Em média, um cão de estimação vive 10-12 anos antes que comecem a aparecer problemas relacionados à idade, tais como, cegueira, surdes, dificuldades renais, hepáticas e cardíacas dentre as principais. É claro, existem exceções. Eu mesmo já conheci cães com 16 anos e ouvi relatos de animais que ultrapassassem os 20 anos de idade, mas como já dito, são exceções.
Porém, a natureza é perfeita e o Criador foi muito cuidadoso em cada detalhe tornando o animal humano o dominante sobre todos os outros animais não humanos. O que ocorre é a banalização do poder do ser humano sobre nossos irmãos animais e isto infelizmente configura os quadros de maus tratos comumente vistos em nossa “evoluída” sociedade capitalista e consumista.
Que possamos renovar os nossos pensamentos, rever nossos conceitos sobre o que significa a vida de um animal e o quanto a presença de um animal influencia nossa vivência. Ter consciência que os animais não-humanos são também agraciados por Deus com o dom da vida nos torna cada vez mais humanos e cada vez mais preparados para evoluirmos como pessoa e como indivíduos componentes de uma sociedade que, mesmo devagar, ainda caminha para frente.
Um abraço e até a próxima!
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Nojento pra uns, $$ pra outros
Quem nunca presenciou uma pessoa, principalmente mulher sair correndo assim que ve um serzinho pequeno verde e que pula alto e gritando:- "Sapo,Sapo", tudo bem que não são nem um pouco bonitas. As rãs touros pra quem olha é bem nojenta, mas pra outras é um banquete e tanto. Ela é apreciada na Europa, Ásia e nos Estados unidos e tem feito brotar consideraveis cifra nos bolsos dos produtores brasileiros. Hoje há poucos ranarios localizados na Grande São Paulo e no Rio de Janeiro devido a crise que atingiu os ranários no final da década de 90. A demanda pela carne de rã é maior que a oferta tanto que no brasil quanto no exterior com preços variando de R$32 a R$45/Kg.Alguns números da ranicultura(segundo a revista "Dinheiro rural"):1) Para obter um quilos de coxas de rã são necessários de 10 a 12 animais; 2)No BR, as rãs brasileiras são abatidas com aproximadamente 300 gramas, o que demanda um período de 7 a 8 meses. 3)As rãs brasileiras são alimentadas com ração de peixe, já que aa industria ainda não desenvolveu um produto próprio pra cultura.
4) O maior consumidor de rã no mundo é a França, que absorve 60% da produção mundial.
Apesar de todo esse requinte e sofisticação eu passo, e continuo apreciando uma bela carne de Bovina.
domingo, 27 de fevereiro de 2011
EUA apresenta o menor rebanho em 50 anos!
Este ano, os EUA que já foram grandes produtores de carne do mundo relataram o menor rebanho bovino existente no país desde 1958. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA o plantel americano conta com 92,6 milhões de cabeças, 1% menos que o ano passado. Alguns economistas da área relatam que o número de bezerros nascidos este ano foi menor e também que a natureza teve seu papel. Alguns proprietários tiveram que diminuir seu rebanho devido ao crescente aumento dos custos da dieta do animal, pois com os preços tão altos, o lucro é muito baixo e não raras vezes, nem são alcançados. Por outro lado, a natureza vêm cobrando seu preço. As secas e as tempestades deixaram marcas nos criadores e muitos não conseguiram se recuperar.Então o que poderíamos pensar do assunto???
sábado, 26 de fevereiro de 2011
Agradeça a um veterinário!
Assim como o mundo vai mudando, as profissões vão se adaptando...vão surgindo novos problemas e novas soluções. O médico veterinário não foge a essa regra. Tempos atrás sempre que citados eram relacionados aos 'Doutores' de cães e gatos, hoje o cenário mudou e eles vêm alcançando cada vez mais um espaço importante na sociedade. As famílias com o decorrer do tempo foram se transformando, as prioridades foram mudando, os animais cada vez mais ocupando o lugar das pessoas. Hoje existem pets filhos, netos, maridos, amantes... e por aí vai. O veterinário tem a maior responsabilidade por tais seres, um pet pode ser a alegria daquela pessoa. As responsabilidades aumentaram...e como!
Delicada Eficiência
Tenho visto a crescente entrada da mulher no mercado de trabalho e cada vez mais perto dos principais cargos antes só ocupado por homens, e dentro dos principais cursos universitários isso já uma realidade também. Em veterinária por exemplo prevalecia a presença masculina nas salas de aula, mas isso ja esta mudando, na minha turma de veterinária por exemplo 3/4 da sala são mulheres. Elas (mulheres) vem ocupando funções que eram consideredas masculinas, mesmo aquelas que exigem força física e braçal. No campo, a contratação dessa mào de obra vai além de uma estatistica social e se tornou uma questão de economia.Uma pesquisa do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatisticas) apontou que até o fim do ano de 2009 as mulheres já representavam 45,1% da população atuante no campo, enquanto esse índice gira em torno de 35,5% nos centros urbanos. Os cuidados e o senso de organização feminino é o que mais chama a atenção dos empregadores. A delicadeza feminina e o avanço delas tem feito com que a industria invista em novas tecnologias para garantir esse acesso, como apertar um botão e movimentar uma colheitadeira gigantesca, refletindo assim a mudança no cenário brasileiro.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Gol a cavalo
Que futebol que nada. De longe parace uma partida de polo. De perto, um jogo de basquete, mas tecnicamente é como o futsal. Aos poucos, o horseball, esporte popular na frança, Espanha e Portugual, conquista os brasileiros. Regras: Quatro cavaleiros de cada time, e dois reservas, se revezam para levar a bola(uma bola de futebol oficial envolvida com seis alças de couro) para um dos dois cestos localizados nos fundos do campo a uma altura de 2,30 metros do chão. A bola deve obrigatóriamente passar por 3 jogadores, que poder ficar com ela por no máximo 10 seg. cada um. Um dos momentos emocionantes é quando a bola cai no chão e o jogador se lança em direção a ela, porém o cavaleiro não cai porque os estribos ficam preso pela cilha (que é uma correia de couro que permite o movimento) que garante uma descarga de adrenalina tanto para o jogador, quanto pra quem assiste. No horseball são utilizados cavalos da raça PSI (puro sangue inglês), BH (brasileiro de hipismo) e quarto-de-milha. A unica regra é que o animal tenha a idade mínima de 4 anos pra ser treinado. Uma equipe do interior de São Paulo garante que estão treinando pesado para o mundial em 2012.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Uma luz no fim do Pasto.
Ela chega no rebanho de mansinho, sem avisar e pouco a pouco vai acometendo o gado. No início são apenas coceiras e arranhões e em alguns casos mais graves causa tumores benignos e feridas pelo corpo, especialmente próximas dos olhos e dos tetos. Assim age a papilomatose bovina, também conhecida como trigueira, verrucose ou HPV bovino. Causada pelo papilomavírus, micro-organismo da mesma família do HPV humano, a doença está espalhada pelo mundo e só no brasil estima-se que atinja cerca de 60%do rebanho, a maior parte dele leiteiro. Preocupados com a influência do problema na qualidade do gado brasileiro, pesquisadores do instituto Butantan de São Paulo vêm trabalhando há nove anos no desenvolvimento da primeira vacina do mundo para combater a doença. Até agora foram investidos R$ 2,5 milhões no trabalho, e segundo previsões será necessário a quantia equivalente para realizar todos os testes e a conclusão do projeto que comeóu em 1978 com pesquisa sobre os ciclos virais. Ao final do projeto, a idéia do grupo de pesquisadores é firmar parcerias para que a produção em escala industrial permita uma otimização do produto e redução dos custos.
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
McAngus Conhece?!
Não é novidade pra ninguem que o Mcdonald's é a maior rede de fast-food do mundo, e que o sabor é excepcional. Agora imagina esse sabor que todo mundo conhece com um hamburger de Angus? Pra quem não sabe, Angus é uma raça de bovinos, destinada à produção de Carne de qualidade superior, É encontrado nas variedades Aberdeen Angus e Red angus. A ótima qualidade de sua carne é evidenciada através da opinião de autoridades do setor, e confirmada nos mais diferentes concursos realizados nos principais mercados produtores. O Angus produz um animal com alta qualidade de carne, apropriada não só para o mercado interno, como também para o mercado externo. O Angus apresenta de 3 a 6 mm de gordura (exigências européias) e sua carne é marmorizada (gordura entremeada na carne), o que lhe confere a já famosa maciez e sabor. Depois de aprovar o Hamburger feito de carne de Angus para os restaurantes nos Estados unidos, Nova Zelândia, Austrália e Europa, a gigante do fast-food Mcdonald's se prepara pra conquistar o mercado premium de sanduíches no Brasil. Fornecedores da carne certificada se encontraram com representantes da Associação Brasileira de Angus (ABA) para iniciar as conversas sobre a novidade. Agora é sentar e esperar a novidade né?!